Lula convoca reunião com ministros no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda), e o ex-chanceler e assessor da Presidência Celso Amorim, no Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira (16/10). O encontro ocorre após a reunião matinal por videoconferência realizada entre Lula e a base do governo.

Amorim, Vieira e Haddad são as primeiras autoridades recebidas pelo petista presencialmente desde que o titular do Planalto passou pelas cirurgias no quadril e nas pálpebras, em 29 de setembro. A informação foi posteriormente adicionada à agenda oficial do presidente.

O mandatário estava proibido de receber vistas pela equipe médica até a última sexta-feira (13), mas manteve contato com o primeiro escalão do governo de forma remota nas últimas semanas.

Entre os assuntos prioritários, segundo interlocutores do Planalto, está a repatriação de um grupo de 32 cidadãos na Faixa de Gaza. Entre eles, 22 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional de Imigração (são estrangeiros com visto temporário ou com visto de autorização de residência) e mais três palestinos parentes próximos. O local é o epicentro dos conflitos entre Israel e o Hamas.

Lula e Vieira têm negociado abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. No último fim de semana, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Um avião VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República foi deslocado e aterrissou em Roma, na Itália, na sexta-feira. A aeronave aguarda autorização de trâmites diplomáticos com Egito, Israel e o lado palestino para que os brasileiros cruzem a fronteira com segurança e embarquem do Egito para o Brasil.

No entanto, ainda não há confirmação do lado egípcio.

Reunião ministerial
Lula conversou pela manhã com os seguintes ministros:Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC);
Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
Ministro da Defesa, José Múcio;
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo;
Ministro da SRI, Alexandre Padilha;
Ministro da Secom, Paulo Pimenta;
Líder no Congresso, Senador Randolfe Rodrigues;
Líder no Senado, Senador Jaques Wagner;
Líder na Câmara, Deputado José Guimarães;
Assessor-Chefe da AESP/PR, Celso Amorim;
Chefe do Gabinete Pessoal/PR, Marco Aurélio Marcola.

Metrópoles

0 Comments:

Postar um comentário

Curta Nossa Página

Posts Recentes

Marcadores

PREVISÃO DO TEMPO

VSFM 104,9-Voz Serrinhense