Com 44,8ºC, cidade tem dia mais quente já medido no país, diz Inmet; saiba onde é


A cidade de Araçuaí, no norte de Minas Gerais, registrou máxima de 44,8ºC no último domingo (19). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi o dia mais quente já observado no país.

O que aconteceuO Inmet afirma que Araçuaí (MG) teve “a maior temperatura já registrada no Brasil”. Na cidade do Vale do Jequitinhonha, 680 km a norte de Belo Horizonte, a estação meteorológica marcou 44,8ºC no fim da tarde de domingo.
Segundo o Inmet, o recorde de calor anterior era de 2005. No dia 21 de novembro daquele ano, a cidade de Bom Jesus (PI) havia registrado 44,7ºC, de acordo com a medição do instituto.
Os dados do Inmet, porém, apontam que o recorde de 44,8ºC já havia sido atingido em 2020. Nos dias 4 e 5 de novembro, essa foi a máxima registrada em Nova Maringá (MT). O UOL perguntou ao Inmet se este recorde de 2020 tem validade e aguarda resposta.
A última semana foi marcada por uma onda de calor em boa parte do país. Nas regiões mais atingidas, o Sudeste e o Centro-Oeste, as temperaturas ultrapassaram 40ºC em vários municípios.

Brasil já teve 8 ondas de calor no ano
Segundo o Inmet, esta foi a oitava onda de calor no país em 2023. As mais longas foram a última, que se estendeu de 8 a 19 de novembro, e a onda de setembro, que foi dos dias 18 a 29 daquele mês. Ambas tiveram 12 dias de duração.

Com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário