Corpo de Bombeiros do RN atendeu mais de 1.300 ocorrências de incêndio em vegetação em 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) os dados estatísticos referente sobre incêndios em vegetação em solo potiguar. Segundo o CBMRN, o total de ocorrências de incêndios em vegetação atendidas entre janeiro e outubro de 2023, pela instituição em todo o Estado foi de 1.374 atendimentos. 32,2% a mais do que no mesmo período do ano passado, onde foram atendidas 1.039 ocorrências. Ou seja, praticamente 5 atendimento por dia em 2023. As cidades que mais registraram ocorrências desse tipo foram Mossoró (362), Natal (223), Caicó (124), e Parnamirim (107), respectivamente.

Segundo o tenente-coronel Roberto, coordenador da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), houve aumento percentual de 79,7% em relação ao mês de outubro para setembro do mesmo ano. “As ondas de calor, os ventos fortes colaboram para esse crescente de incêndios. No entanto o maior causador continua sendo o ser humano ao realizar fogueiras, descartar lixos em rodovias e fazer queimadas ilegais em terrenos”, disse.

AMA
Para tentar controlar esse tipo de incêndio o comando operacional da corporação reforçou os quartéis com quase um milhão de reais em diárias operacionais, novos equipamentos e viaturas que serão empregadas, exclusivamente, no combate a incêndios florestais no Estado.

Ainda segundo tenente-coronel Roberto, dados da Corporação apontam que mais de 90% dos incêndios em vegetação são provocados por ação humana. Por isso, o CBMRN lançou uma campanha publicitária com o tema ‘o próximo você pode evitar’. O objetivo é chamar a atenção da população para cuidados básicos que podem evitar ocorrências como estas neste período de estiagem e seca em nosso Estado. “Importante a população colaborar como, por exemplo, não lançar pontas de cigarro pela janela do veículo, não fazer fogueiras, não realizar limpezas de terrenos utilizando o fogo e nem soltar fogos de artifício próximo a vegetação seca. São dicas básicas para podermos prevenir novos incêndios”, disse.

*Robson Pires

0 Comments:

Postar um comentário

Curta Nossa Página

Posts Recentes

Marcadores

PREVISÃO DO TEMPO

VSFM 104,9-Voz Serrinhense