Lula entrega a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco; veja outros homenageados

Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. A condecoração é dada pelo governo federal a pessoas físicas ou jurídicas “pelos seus serviços ou mérito excepcional”. A homenagem consta no Diário Oficial da União desta terça-feira, 21.

Janja, casada com Lula desde maio de 2022, recebeu o título no grau de Grã-Cruz. A socióloga é alvo de críticas de opositores e aliados pela influência que exerce no governo. Em entrevista no início deste mês, a primeira-dama afirmou que deseja ter um gabinete próprio no Palácio do Planalto, onde o presidente despacha com auxiliares.

Além de Janja, a segunda-dama Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, a Lu Alckmin, mulher do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também foi homenageada por Lula.

Estão ainda na lista de condecorados, os ministros Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

Também são homenageados o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; os governadores Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; e o líder indígena Raoni. Todos eles receberam a Ordem de Rio Branco no quadro suplementar no grau Grã-Cruz.

Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário