Casos de COVID-19 crescem no RN e risco de nova onda já preocupa órgãos de saúde

Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), mostram que os casos de Covid-19 aumentaram o índice no mês de novembro. Em outubro/2023, 105 casos foram registrados, já em novembro esse número subiu para 484, um aumento de cerca de 360% em um mês.

Embora sejam números inferiores registrados ao período crítico da pandemia, onde o Estado tinha mais de 2 mil casos/dia, os dados preocupam os órgãos de saúde.

Janeusa Trindade, imunologista e professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do RN, afirma que “A situação no Brasil está muito heterogênea. Em alguns estados a gente teve esse aumento ali por setembro, e lá já vem caindo [o número de casos], como nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. E agora aqui na região Nordeste, especialmente na parte mais ao Norte, como aqui no RN, no Pernambuco e no Ceará, vem tendo um aumento bastante preocupante nos casos de covid-19”.

Janeusa também lembra a população que a pandemia não acabou e o vírus continua circulando, de forma que todos precisam de manter os cuidados. Ela ainda faz um alerta para a importância da vacinação neste momento de aumento de casos da doença.

Nova onda?
Diante da identificação de duas sublinhagens de uma variante da covid-19 no Brasil (JN.1 e JG.3), o Ministério da Saúde monitora o cenário de novas variantes no país.

De acordo com a pasta, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo.

0 Comments:

Postar um comentário

Curta Nossa Página

Posts Recentes

Marcadores

PREVISÃO DO TEMPO

VSFM 104,9-Voz Serrinhense