Conheça a Lavadeira, ave escolhida como símbolo da capital potiguar

A Lavadeira foi escolhida como ave símbolo do município do Natal. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (5).

Com nome científico Fluvicola Nengeta, a Lavadeira é uma ave facilmente encontrada no nordeste brasileiro. Uma de suas características é se manter próximo das margens de rios, açudes, brejos e áreas semelhantes, em busca de alimento.

O doutor em ecologia de aves migratórias João Paulo Damasceno explicou a lavadeira é da mesma família do bem-te-vi e do suiriri. “A lavadeira também é conhecida como lavadeira-mascarada, noivinha, viuvinha, maria-branca. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios, açudes e brejos, onde costuma capturar pequenos artrópodes para alimentação”, disse.

Segundo ele, a distribuição geográfica da ave é bastante ampla, sendo relativamente comum em ambientes próximos as zonas urbanas por quase todo o país.

“Esta ave atualmente não está ameaçada de extinção, e não é alvo de contrabando, muito provavelmente devido ao seu canto curto e agudo”, explicou o biólogo.

Justificativa
A proposta para que a ave se tornasse símbolo de Natal foi apresentada pela vereadora Nina Souza (PDT).

O texto original da lei traz a justificativa para escolha da Lavadeira como ave símbolo da capital potiguar. “Gosta de águas, lagoas, do nosso Potengi e adaptou-se aos espaços urbanos da nossa cidade.”

Em outro ponto da justificativa, o texto afirma que a ave ama espaços abertos e se aproxima do homem sem medo. Ainda assim, livra a cidade de muitos insetos e alimenta-se de pequenos frutos.

G1 RN

0 Comments:

Postar um comentário

Curta Nossa Página

Posts Recentes

Marcadores

PREVISÃO DO TEMPO

VSFM 104,9-Voz Serrinhense