GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM NATAL POR CAUSA DAS CHUVAS

Foto: José Aldenir
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Natal, no Rio Grande do Norte, devido às chuvas intensas, nesta quinta-feira 07. A portaria com esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com esse reconhecimento federal, o município pode solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como a compra de alimentos, água potável e combustível para veículos responsáveis pelo transporte de mantimentos. Os repasses serão liberados após a apresentação dos planos de trabalho pela prefeitura e avaliação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

Na última quinta-feira, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir as fortes chuvas na cidade.

O ministro assegurou total apoio ao município.

Waldez Góes afirmou:

“Vamos atuar em conjunto, a Defesa Civil Nacional e a equipe da prefeitura, na elaboração do plano de trabalho de resposta”.

Ele também destacou que têm autorização do presidente Lula para oferecer todo o apoio necessário para as ações de assistência humanitária e reconstrução.

Os municípios em situação de emergência podem solicitar recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, esses recursos também são destinados ao restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias danificadas por desastres.

A Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, focados em agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Agora RN

0 Comments:

Postar um comentário

Curta Nossa Página

Posts Recentes

Marcadores

PREVISÃO DO TEMPO

VSFM 104,9-Voz Serrinhense