Lula recusa pedido de Zelensky para encontro de ‘última hora’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recusou o pedido de Volodymyr Zelensky para um encontro durante a passagem do ucraniano pela América do Sul, para a posse de Javier Milei, na Argentina, no domingo (10).

Conforme Malu Gaspar, no O Globo, fontes do Itamaraty afirmaram que o pedido foi feito “muito em cima da hora”, na quinta-feira (7), enquanto a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos com a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo a publicação, outro fator pesou na decisão: o horário do encontro e as circunstâncias consideradas incomuns. Zelensky fez uma parada para reabastecimento de seu avião na base aérea de Brasília, no sábado (9), às 20h15, e decolou duas horas depois.

“É muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência”, disse um diplomata à coluna, segundo a qual, a chancelaria brasileira enviou a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, para agenda com o presidente da Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário