Mês de Fevereiro deve ter calor acima da média e carnaval com chuva

Foto: Ilustrativa/Vinícius Schmidt/Metrópoles

Fevereiro começa nesta quinta-feira (1) com previsão de altas temperaturas e chuva acima da média ao longo do mês. De acordo com os meteorologistas, o carnaval também deve ter tempo instável, com chuva em boa parte do país.

Os foliões que irão curtir o Carnaval de 2024 devem esperar por um tempo mais quente e chuvoso

O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño , fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse evento climático está atuando, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é que ele comece a perder força ao longo do mês.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente o Norte e os estados de Mato Grosso e Goiás devem ter chuva abaixo da média. Nas demais regiões, a tendência é de volumes acima da média no segundo mês do ano.

Carnaval com chuva

Como o previsto para boa parte do mês, o carnaval pode ter períodos de chuva em quase todas as regiões. A meteorologista Andrea Ramos destaca que a chuvas mais intensas devem ficar concentradas no centro-norte do país.

A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, pontua que a previsão é de tempo instável para a próxima semana, o que deve se estender até o carnaval.

“Ainda é cedo para dizer que essa chuva vai estragar o carnaval, mas dá para adiantar que não será um período ensolarado”, prevê a meteorologista.

No carnaval no Nordeste, há chance de pancadas fortes de chuva e risco de temporais em Salvador. Em Fortaleza, o tempo fica abafado, com chuvas frequentes, mas passageiras. Recife fica muito abafado também, mas com muita nebulosidade.

Fevereiro com temperaturas acima da média

Além dos temporais que devem atingir o país ao longo do mês, as temperaturas devem ficar acima da médica para o período. O Inmet destaca que os termômetros devem registrar marcas elevadas em todas as regiões, com temperaturas cima 25ºC.

Região Nordeste

Calor: O tempo fica abafado e as temperaturas sobem acima da média em grande parte da região.

As noites e madrugadas ficam mais quentes no litoral que vai de Salvador até São Luís. Recife, Salvador, Maceió e Aracaju podem registrar muito calor para os padrões da região.

Chuva: Os volumes de chuva ficam acima da média na Bahia, principalmente no interior do estado, e há risco de temporais em Salvador. O litoral de AL e RN também tem aumento de chuva. O volume também será maior do que a média no sul do PI e do MA.

 Com informações do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário